terça-feira, 13 de outubro de 2009

Ser como vocês.

"Não vão embora daqui
Eu sou o que vocês são

Não solta da minha mão"


Eu realmente gosto de iniciar assuntos com letras vindas de uma das minhas bandas favoritas, que é Los Hermanos. Essa no caso provém de "De onde vem a calma", muito boa por sinal. Enfim, gostos e considerações a parte, o fato de eu ter colocado de início essa letra é pela abordagem de um assunto: Ser comum, ser como todos, ser o que vocês são.

No último post debati sobre as influências, defendi que devíamos não nos deixar levar por elas, então não confundam os dois temas. O que eu quero dizer é que algumas pessoas, talvez a maioria, as vezes só queria ser como as outras. Talvez você só queria ser alto como seus amigos, ou no seu caso ter o cabelo liso como o delas, ou você talvez só queria ficar sozinho como alguém que conhece, talvez você só queria se sentir incluído, se sentir igual, se sentir normal, estar em um grupo, o seu grupo.

Acho que ser diferente da maioria é sempre bom, cópias não chamam atenção tanto quanto originais. Entretanto ao mesmo tempo ser totalmente diferente, em tudo, as vezes pode fazer você se sentir isolado, e nesse momento você quer apenas ser como eles, ou então encontrar mais pessoas parecidas contigo, que te entendam, que podem ter passado pelo o que você passou, você se identifica e percebe que não está só no mundo. O problema é que nem sempre são fáceis de achar, depende de onde você mora, das suas atitudes, do quão diferente você é, do quão tolerante.

Falando como vítima, houve um dia que eu pude fechar os olhos e me sentir em paz e dizer, pronto, agora sou como vocês, agora não sou tão diferente, sou incluído. Eu realmente me senti satisfeito, feliz, mas eu percebi que não era aquilo que me preenchia, era outra coisa, eu vi que existe muito mais do que atender a padrões, atitudes, e as vezes só se percebe depois que se consegue atender essas mesmas coisas. Você para, pensa, e vê que não era tão importante assim, que ser diferente é bom, que cada um tem sua fragrância, que mesmo algumas coisinhas não sendo digeridas ainda, depois vão ficar mínimas. O mundo foi feito assim, diferente, desleixado, quebrado, torto, cabe a você julgar o que é belo, feio.

Todos nós sabemos que não é fácil ser diferente, que o diferente as vezes é olhado como feio, errado, mas é o que torna único, é o que faz, é o que compõe, talvez por isso seja belo, são os defeitos das obras de artes que as deixam belas, não as perfeições, por isso máquinas não as criariam. Pode parecer difícil estar isolado "no seu mundo", mas você pode chamar pessoas pra compartilhá-lo, mesmo sendo realmente complicado, ainda vai haver a opção de conhecer novos, deixar que te conheçam. Pode ser aí que a magia chega.



"Eu não vou mudar não
Eu vou ficar são
Mesmo se for só
Não vou ceder
Deus vai dar aval sim
O mal vai ter fim
E no final assim calado
Eu sei que vou ser coroado
Rei de mim."

4 comentários:

  1. Muito legal.
    Ser diferente é difícil numa sociedade com tantos preconceitos, mas o que importa é ser você.
    Como diz a cantora Pitty, "seja você, mesmo que seja estranho. Seja você, mesmo que seja bizarro".

    ResponderExcluir
  2. eu acho que mesmo que as pessoas sejam cópias umas das outras, a essência sempre é bem particular, talvez a gnt que não tenha paciência ou coragem o suficiente pra conhecer ..

    eu gosto muito do tom sincero dos teus textos, como sempre :*

    ResponderExcluir
  3. eu gosto de ser diferente (:
    no começo era só pra chamar a atenção, sei lá. mas o tempo foi se passando e eu comecei a ser diferente porque tinha me cansado de fato de ver tudo igual.
    claro que não completamente exclusiva nas minhas atitudes, um dia quem sabe,ne?!

    beeijas ;*

    ResponderExcluir
  4. Ser diferente é ser único!
    Prefiro ser diferente em várias questões, pelo fato de não sei igual a ninguém!
    eu gosto e muito de ser diferente já começo pela música a minha banda favorita é uma banda brasileira de metal progressivo que nem muita gente tem conhecimento, mas eles cantam em inglês meu amor platonico pelo Angra! \o/
    Ai sim começa o meu ser diferente! \o

    beijo ;*

    ResponderExcluir